top of page

PESQUISA QUER IDENTIFICAR MELHORES CLONES PARA BIOMASSA EM MT

O setor agropecuário é um grande consumidor de madeira de florestas plantadas no estado de Mato Grosso. Nos últimos anos, vem crescendo o uso de biomassa florestal, fator que está diretamente relacionado à produção de grãos, especialmente soja e milho, culturas que destacam o Mato Grosso nacionalmente.


Para aprofundar o conhecimento sobre as propriedades e a qualidade da madeira proveniente de plantios florestais, a Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta-MT) em parceria com a empresa associada Grupo Mônica, está apoiando o projeto de pesquisa: “Qualidade da Madeira proveniente de plantios florestais de eucalipto - 2024”.


Coordenada pelo professor Dr. Aylson Oliveira, da UFMT, a pesquisadora Camila Mendes, tem como principal objetivo avaliar propriedades energéticas dos clones em diferentes idades, no município de Brasnorte. O estudo investigará a influência das características edafoclimáticas do local de plantio nas propriedades energéticas dos clones, em diferentes idades de colheita.


Com período previsto de dois anos, espera-se que os resultados auxiliem a seleção e indicação dos melhores materiais genéticos para serem implantados na região. Outro ponto da pesquisa é identificar como a idade de colheita e as condições do solo e clima afetam a qualidade da madeira para biomassa.

bottom of page