A Eldorado Brasil Celulose completou o primeiro ano de operações no terminal portuário próprio (Eldorado Brasil Logística - EBLog), em Santos. O aniversário traz consigo um aumento de 30% na produtividade média de embarque de celulose, quando comparado com as atividades realizadas no terminal anterior. O recorde estabelecido nos dozes meses ocorreu em março deste ano, quando 21 mil toneladas foram embarcadas em um único dia, em duas frentes de operação.
Para dar vazão para a celulose, os números do primeiro ano são expressivos, a destacar: mais de 20 mil caminhões descarregados; cerca de 2 mil contêineres estufados (carregados); mais de 60 navios operados, com um aumento de mais de 45% no volume expedido de celulose no modal break bulk (carga solta) em comparação com o terminal anterior. O local conta com 150 colaboradores e tem capacidade para até 72 vagões ferroviários, além de atracar dois navios simultaneamente.
Já no modal ferroviário, a empresa segue nas tratativas para a construção de uma linha que conectará a fábrica em Três Lagoas à linha ferroviária Ferronorte, em Aparecida do Taboado. Um importante passo foi alcançado com e recente publicação da licença prévia no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, marcando a próxima fase do projeto. Com esta licença, a Eldorado compromete-se a pagar mais de R$ 7,8 milhões em compensações ambientais, conforme exigido pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). O ramal ferroviário planejado prevê 89 quilômetros de trilhos em um investimento estimado de R$ 890 milhões.
Comments